A nebulosidade deu às caras em Santa Maria na última quarta-feira (5) e a quinta-feira iniciou com pancadas de chuva e temperaturas mais amenas. A mesma previsão se estende para esta Sexta-Feira Santa, e o dia promete ser de céu encoberto e garoa em alguns momentos do feriado.
Já no sábado (8), o tempo volta a abrir: o sol aparece, a temperatura sobe um pouco mais e o tempo volta a ficar firme. De acordo com a BaroClima Meteorologia, no domingo de Páscoa, o sol está garantido e o tempo seco deve seguir até próxima quarta-feira (12).
A amplitude térmica estará bem presente no começo da próxima semana; ou seja, a diferença entre as temperaturas máxima e mínima registradas será bem visível. Então, se prepare para o “efeito cebola”, pois o dia começa frio e isso diminui com o passar das horas.
Conforme a BaroClima, abril é um mês que tende a ter eventos melhores de chuva na segunda quinzena do mês. Para quem espera uma prévia do inverno, a BaroClima prevê que uma queda mais expressiva nas temperaturas deve acontecer somente na virada do mês.
Outra mudança prevista é o El Niño, que pode chegar ao Rio Grande do Sul próximo de junho. De acordo com o boletim trimestral do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), o Estado deve ser impactado pela presente de frentes frias e o aumento do volume de chuvas, que devem variar entre normal e acima da média.
Em relação às temperaturas, a tendência indica temperaturas acima da média esperada para a época do ano. A amplitude térmica, que deve ser bem presente em Abril, deve ser menos frequente nos próximos meses. Ondas de calor, embora menos frequentes e de menor duração em relação ao verão, ainda ocorrem, especialmente em abril e junho.
Previsão do tempo neste feriadão para a Região Central:
Quinta-feira: mínima de 18ºC – máxima de 23ºC
Sexta-feira: mínima de 18ºC – máxima de 23ºC
Sábado: mínima de 17ºC – máxima de 26ºC
Domingo: mínima de 14ºC – máxima de 27ºC
Veja o que abre e o que fecha no feriado de Páscoa em Santa Maria